Quais são os tipos de conexão de internet que existem?

tipos de conexão

No nosso dia a dia basicamente utilizamos conexões 4G e WI-Fi, mas sabia que existem outros tipos de conexão de internet?
Durante a evolução da internet novas formas de se conectar à internet foram surgindo e com toda certeza ainda surgiram novas maneiras de se conectar.

Conexão Dial Modem

Inicialmente as conexões eram apenas realizadas através de conexões via cabo e a mais famosa que ainda traz nostalgia para os usuários da época é a internet discada! Extremamente utilizada no início dos anos 2000, a Dial Modem aos poucos foi deixada de lado, devido a sua conexão lenta. Outro ponto negativo desse tipo de conexão, era que o aparelho precisava realizar a conexão a partir de uma ligação telefônica.

Conexão xDSL

Essa é a nossa querida banda larga, uma das maiores revoluções da tecnologia para os internautas. O tipo xDSL foi o primeiro tipo de conexão banda larga existentes que se popularizou. Nesse tipo de conexão ainda se utilizada uma linha telefônica, mas a conexão já era realizada com um modem.

Conexão via cabo

Essa conexão é realizada usando a mesma tecnologia da tv a cabo, sem a necessidade de uma linha telefônica para isso. Além da velocidade ser bem mais rápida que as descritas até aqui. Essa conexão também permite a conexão de vários usuários ao mesmo tempo, através do roteador.
A única desvantagem desse tipo de conexão é a falta de portabilidade, já que você precisa estar conectado ao modem para ter acesso à internet.

Conexão WI-FI nosso queridinho!

Com toda certeza uma das mais famosas formas de conexão de internet! Basicamente ela segue o padrão de uma banda larga comum, com uma conexão através de um cabo e um modem. A diferença é que o roteador enviar os sinais para os aparelhos que possuem recepção de sinal Wi-Fi e sua conexão à internet é bem mais rápida.
Ainda existem conexões de internet através de redes ad-hoc, rádio, satélite, WiMax, Wap, EDGE, 3G e LTE, mas essas ficam para um próximo post!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest