Entenda o que é traffic shaping

o que é traffic shaping

Você já ou falar em traffic shaping? Sabe o que significa esse termo? Entenda o que é traffic shaping agora mesmo!

Traffic shaping nada mais é, do que uma modelagem de trafego, essa é uma prática utilizada pelos provedores de serviços de internet para evitar que a rede fique congestionada.

O traffic shaping é uma forma de priorizar o tráfego da internet, essa priorização é realizada através da redução da velocidade do download e do upload de alguns usuários. A maioria das empresas, negam essa prática, mas existe uma forma de você saber se está sendo vítima de traffic shaping.

Como saber se a empresa que eu contratei usa traffic shaping?

Cada usuário conectado à rede influencia o tipo de conexão do outro usuário e isso afeta a conexão de todos. E é aí que as operadoras bloqueiam, ou limitam a velocidade de transmissão de dados para garantir que a conexão seja estável para todos.

Acredita-se que o traffic shaping é inofensivo em cerca de 90% do usuário brasileiros, apenas os outros 10% dos usuários, são vítimas do traffic shaping. Isso porque esses usuários utilizam mais a internet para download de grandes arquivos.

As prestadoras de serviços acabam realizando essa redução de maneira obscura, para que a conexão se mantenha instável. E continuem a receber no mínimo 10% da velocidade contratada conforme exigência da Anatel.

No momento de realizar sua estrutura de internet as empresas costumam modelar suas redes dentro dos valores mínimos exigidos pela Anatel.

Para saber se você é vítima do traffic shaping você só precisa realizar um teste simples. Conecte o cabo da sua internet que fica atrás do roteador diretamente ao seu computador, assim o teste fica mais preciso.

Faça vários testes de velocidades diários na sua internet para comparar ao longo da semana, ou você ainda pode baixar o aplicativo Netmede.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest