Entenda como funciona a internet fibra ótica

Internet Fibra Ótica

Muito se ouve falar sobre internet de fibra ótica, mas você sabe como esse tipo de internet realmente funciona? Pode ser dizer que a internet de fibra ótica é uma transmissão de dado na mesma velocidade da luz.

Por isso, esse tipo de navegação é tão rápida, e segura para os usuários, para esse tipo de transmissão são utilizados os cabos de fibra ótica.

Esses cabos são fios de altíssima pureza e tem um revestimento com duas camadas de um plástico reflexivo. Toda essa estrutura é que permite que a luz seja transmitida de uma ponta a outra do cabo de forma tão rápida. O nome desse processo é reflexão total interna.

Nesse atual modelo de transmissão bilhões de bits podem ser transmitidos em apenas um segundo. Utilizando ainda outros lasers de cores diferentes é possível fazer outros tipos de transmissões simultâneas, ao mesmo tempo que possuem alta resistência permitindo a instalação subterrânea.

Quais são os tipos de Internet fibra óticas existentes?

Para que a internet de fibra ótica possa atender os mais diferentes tipos de comunicação, são utilizados dois tipos diferentes de cabos:

Monomodo

Aqui é enviado apenas um único sinal de luz através da fibra ótica, o seu núcleo é de 8μm a 9μm com casca plástica de 125μm. Seu uso é mais comum em distâncias menores de até 4 quilômetros, a transmissão de dados também é reduzida. Ele precisa de mais cuidado e manuseio na manutenção o que causa uma elevação de custos.

Multimodo

Muito utilizado para redes locais, com áreas mais próximas, o alcance é limitado há dois quilômetros. O núcleo tem 0μm ou 62,5μm, com uma casca aproximada de 125μm.

O sinal pode ser enviado através de LEDs ou laser e tem melhor custo para manutenção e para sua instalação.

As vantagens de seu utilizar fibra ótica são: velocidade na transmissão de dados, estabilidade no sinal, alcance maior da rede, segurança nos dados, maior durabilidade e o custo benefício.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest