Do 1G ao 5G: conheça a história da Internet móvel

conheça a história da Internet móvel

A história da internet começa nos anos 80 quando o 1G começou a caminhar, hoje já temos internet móvel 5G que promete ser 50 vezes mais rápida!

A internet dos anos 80 era a famosa internet 1G, analógica era conhecida como AMPS ou Advance Mobile Phone System a velocidade era bem parecida com a rede discada.

Os aparelhos nessa época eram instalados nos carros e cada um pesava cerca de 1 kg e tinha cerca de 30 cm. Depois de um tempo surgiu o 2G essa foi a primeira rede digital criada, era a tecnologia GSM ou Global System for Mobile Communications, ele foi implantado em 1990.

Os parâmetros utilizados naquela época ainda são utilizados hoje em dia, nessa época a tecnologia permitia a primeira troca de mensagens o famoso SMS. Naquela época além dos textos via SMS, poderia também enviar fotos, com baixa qualidade.

Novas tecnologias surgiram

Depois veio o 2,5G que é o padrão GPRS com velocidade de 114 kb/s e depois a 2,175G padrão EDGE com velocidade de 400kb/s. Nesse momento já era possível o acesso de páginas da Web, com conteúdo reduzido, as páginas eram WAP.

O grande avanço com a internet 3G

O 3G surgiu em 2001 e foi responsável pela grande revolução da internet, com ela foi possível acessar os recursos multimídias. Realizar vídeoconferências, fazer download, enviar e-mail e muitas outras funções. Em muitos lugares do Brasil esse tipo de rede ainda está em funcionamento.

A rede utiliza o WCDMA ou CDMA e a velocidade pode variar, com valores mínimos de 200kb/s, com tecnologia HSPA+ ou 3G+ pode chegar até 21Mbps.

Graças a copa o 4G foi disponibilizado

Antes da Copa do Mundo em 2014 o Governo Brasileiro se apressou para liberar a internet 4G. A rede 4G é conhecida como LTE e é a mais utilizada, cerca de 95% da população Brasileira.

A internet 4G avançou e hoje temos 4,5G ou 4G+ que podem chegar a velocidade de até 1Gb/s.

E o 5G quando vai chegar?

Novos protocolos estão chegando para a criação da internet 5G, ainda pode demorar alguns anos para isso acontecer. Mas quando acontecer essa internet promete ser até 50 vezes mais rápida!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest